Arte japonesa ganha adeptos em Mogi

Uma gama de desenhos em quadrinhos, só que em japonês. As intituladas mangás, revistas do Oriente, que por costume, são lidas de trás para frente, todas em preto e branco e os mais variados jogos de vídeo-game e computador. Aos poucos Mogi Mirim começa a ganhar adeptos, do ‘Anime Dreams’, arte japonesa que mescla a paixão por jogos, caricaturas e fantasias orientais.
Na cidade, a admiração teve início e se proliferou com Tatiane Carmen Rodrigues e Reginaldo Rodrigues Lopes, fãs do Anime Dreams desde 2005. O gosto surgiu através de desenhos como cavaleiros do zodíaco, Dragon Ball-Z e revistas especializadas na área.
Para se ter uma ideia da dimensão do tema, a arte é famosa em todo o mundo e no Brasil, tem seu ápice em dois eventos, na cidade de São Paulo, o ‘Anime Dreams’ e o ‘Anime Friends’, realizados em janeiro e julho, respectivamente. Este último, chega a reunir até sete mil pessoas em um espaço exclusivo. “É como se fosse uma feira de negócios, só que tudo relacionado ao ‘Anime Dreams’. As filas são extensas, de muitas horas”, explicou Tatiane.
Standes, vendas de produtos, feira de desenhos e amostras de tudo relacionado a quadrinhos e revistas podem ser encontrados. Palco com shows e praça de alimentos são outros atrativos.
A disputa do ‘Cosplay’, um campeonato de fantasias, é um dos pontos altos da festa. “Os candidatos se inscrevem para o circuito, ao todo são seis eventos. Quem pontuar mais representa o Brasil no campeonato realizado no Japão”.
No ‘Cosplay’, existem as categorias desfile e livre, onde cada pessoa incorpora um personagem e exibe um trecho de alguma peça de teatro. “É muito interessante, diferente. Os que participam são criativos, as peças tratam temas da realidade. No último, tiraram sarro do Tiririca”, contou, Tatiane, em alusão a eleição do comediante para deputado federal.
Ela e Reginaldo organizam caravanas para os eventos desde que começaram a gostar da arte. Já levaram 250 pessoas. Na ‘bagagem’, um público diversificado, que abrange adolescentes e adultos. Os menores precisam de uma autorização dos responsáveis para participar. Em 23 de janeiro, a última viagem foi para um encontro em São Paulo.
Os agregados não se restringem só a Mogi Mirim. Cidades vizinhas como Mogi Guaçu, Itapira e Conchal também participam.

PROJETO
O hobby começa a ganhar ares de trabalho e, no futuro, o ‘casal anime’ projeta trazer um evento relacionado ao ‘Anime Dreams’ para Mogi Mirim. “Tem público, tem pessoal que gosta. É uma ideia, estamos atrás de locais e tentando viabilizar isso”, informou Tatiana.
O controle da arte do Brasil é um dos pontos chaves para a realização do desejo. O alto consumo e aceitação dos fãs, também são pontos que impulsionam o projeto.

0 Response to "Arte japonesa ganha adeptos em Mogi"

Postar um comentário

Powered by Blogger